Dantas, Maurício Tourinho
Analista de Sistemas
Consultor Técnico da Viewnet Tecnologia da Informação
Escrito em: Set/2022 e Revisado em: Out/2022
Enviar arquivos grandes para clientes e / ou fornecedores por e-mail é o padrão. Contudo, alguns provedores estabelecem limites de tamanho de mensagens e de quantidade de envios por período.
Algumas alternativas são sites que possibilitam que se faça o upload desses arquivos para um servidor na nuvem, depois você recebe um link web para poder compartilhar com quem deseja ter acesso ao arquivo ou arquivos. Também tem limite de 2 GBytes por arquivo.
Algumas empresas montam servidores de FTP, ou mesmo, criam sessões no site corporativo para disponibilizar os arquivos, mas é uma opção trabalhosa, pouco prática e envolve alocar alguns profissionais que podem não estarem disponíveis na urgência que se gostaria.
Algumas empresas de tecnologia, criaram o conceito de disco na nuvem, onde é possível enviar arquivos para esses discos e compartilhar com os interessados, que devem fazer o acesso, se autenticarem (normalmente com uma conta criada nessas empresas), para poderem ter acesso aos dados.
Cada empresa se utiliza da estratégia que mais lhe convém e não há um padrão e claro, todas elas têm seus problemas, inclusive de segurança. Com a Lei Geral de Proteção a Dados (LGPD), esses problemas ficam mais críticos.
Uma sugestão que damos aos nossos clientes com essa problemática, é ter o seu próprio sistema de compartilhamento de arquivos na nuvem, e mantê-lo sob sua administração, evitando que os dados sejam espalhados pelos diversos provedores de soluções de armazenamento nas nuvens.
O “Nextcloud” é uma destas soluções. Possui as mesmas funcionalidades básicas de grandes soluções, tais como: google drive, onenote, Dropbox etc. e pode ser facilmente instalado num computador simples na empresa, em um ambiente Linux, onde estes arquivos serão armazenados.
O acesso pode ser feito através de qualquer navegador de Internet e / ou por um programa cliente da própria Nextcloud instalado no computador do interessado em acessar os dados.
O gestor precisa apenas acessar a ferramenta, criar uma pasta para o usuário (cliente / fornecedor), colocar dentro os arquivos aos quais ele terá acesso, criar uma conta com usuário e senha e compartilhar com essa conta o acesso. O usuário acessa a interface do sistema, se autentica com as credenciais enviadas para ele e já terá acesso aos dados.
Essa abordagem evita que os arquivos saiam da empresa e fiquem espalhados pela rede de computadores e facilita muito o acesso pelos interessando que precisam apenas de um usuário e senha.
Tanto o Linux quanto o Nextcloud são gratuitos e não possuem custos com licenciamento. O investimento ficará por conta da instalação e manutenção dessa solução. Esses custos são a partir de R$ 380,00 a depender do tamanho e complexidade que o cliente precisará ter para atender suas necessidades.
Toda a operação de criação de pastas, compartilhamento dos arquivos, criação de usuários e senhas é feito pelos gestores, que serão devidamente capacitados no uso da ferramenta que tem uma operação muito simples e idênticas às ferramentas das grandes empresas de tecnologia.
Temos aplicado esta solução em alguns clientes que se dizem satisfeitos com a facilidade de uso e acesso aos dados, além da segurança deles não serem armazenados numa dezena de servidores pela rede.
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