Visão de Rede

Artigo: Como funciona o diagnóstico de rede?

Dantas, Maurício Tourinho
Analista de Sistemas
Consultor Técnico da Viewnet Tecnologia da Informação
Escrito em: Mar/2021 e Revisado em: Out/2022


 Coisas estranhas costumam acontecer em redes de computadores, tais como: lentidão repentina, determinados horários do dia o acesso à Internet é muito lento, o envio de e-mails demora mais do que o normal etc.

 Problemas assim podem acontecer em redes de todos os tamanhos, mas, normalmente são naquelas com mais de 10 dispositivos (computadores, tablets e celulares) e sem nenhuma ferramenta de monitoração.

 Em alguns casos possuem um funcionário ou mais de um na TI, mas eles, também não sabem determinar a origem do problema. Antes de virar algo realmente preocupante, várias coisas já haviam sido tentadas, a operadora de telefonia era acionada, às vezes até substituída e o problema persistindo. Somente diante dessa insistência do problema e da impossibilidade de tentar outras ações é que se cogita contratar uma avaliação profissional.

 Essa avaliação é o que chamamos de “diagnóstico da rede”. Assim como um paciente internado num hospital é conectado a vários aparelhos que monitoram os seus dados vitais, conectamos essa rede a dispositivos que irão capturar dados e gerar relatórios que nos guiarão na identificação da origem do problema.

 Esse trabalho consiste em três etapas: a primeira é o levantamento de dados, que fazemos numa visita técnica onde identificamos como está estruturada a rede do cliente e entrevistamos os usuários sobre suas queixas. A segunda, consiste na instalação de dispositivos (um servidor Linux e um switch Cisco Catalist) em lugares estratégicos da rede, deixando eles capturarem e processarem dados durante aproximadamente sete dias. Na terceira etapa, nossa equipe de especialistas faz o acompanhamento desses equipamentos remotamente e vão avaliando os dados já capturados e gerando um relatório preliminar que servirá de base para definir o diagnóstico do problema.

 Com o diagnóstico pronto, fazemos a apresentação do seu resultado e após isso, uma série de recomendações que deverão ser executadas pela equipe do cliente ou pela nossa.

 Caso o cliente considere mais interessante que nossa equipem realize todas ou parte das ações, uma nova proposta com alocação de horas técnicas será gerada para contemplar essa solicitação.

 Concluída as ações, passamos alguns dias monitorando o ambiente e damos como concluso o trabalho. Uma das ações que sempre colocamos no relatório é a necessidade de o cliente manter as ferramentas que utilizamos na identificação do problema instaladas em seu ambiente de forma permanente. Em outras ocasiões, ganha-se tempo e os custos serão menores, além de a própria equipe de TI poder monitorar a rede de uma forma proativa.

 Um cliente da área de varejo em Salvador, nos contatou sobre um problema que ocorria sempre nas segundas-feiras e durava praticamente o dia todo. Uma rede com 30 computares, 5 servidores, interligada à uma dezena de lojas e um acesso à Internet via ADLS. Um único funcionário na TI para cuidar de tudo.

 O funcionário já havia feito várias tentativas, mas não conseguia identificar a lentidão que afetava a todos durante a navegação da Internet. Quando os proprietários nos contataram, havia uma suspeita de que o causador desse problema era o técnico da TI.

 Fizemos o levantamento de dados do ambiente, colocamos nossos equipamentos numa quarta-feira e começamos a monitorar a rede e coletar os dados. Na segunda-feira o problema não ocorreu e nossos equipamentos não registraram nada de anormal no perfil de tráfego dos outros dias. As suspeitas sobre o técnico aumentaram e resolvemos manter nossos equipamentos mais uma semana.

 Na segunda-feira seguinte as pessoas chegaram mais cedo e começaram a trabalhar normalmente e nada havia sido registrado. Os proprietários (um casal) chegou na empresa por volta das 10:00h e tudo estava fluindo bem, até que a lentidão finalmente se manifestou.

 Nossa equipem começou a analisar as ferramentas e os dados coletados já identificaram os infratores nos primeiros minutos de monitoria. Ao contrário do que se poderia imaginar, o técnico da TI nada tinha a ver com o problema. O problema era gerado pelos celulares dos proprietários.

 Solicitamos aos clientes que desconectassem da rede sem fio ambos os celulares, e a rede voltou a funcionar normalmente. Foi registrado um tráfego enorme, partindo dos celulares dos proprietários para os servidores do google.com.br.

 O escritório possui um link de Internet ADSL de 200 Mbits/s. Acontece que links ADSL são assimétricos, ou seja, tem velocidades diferentes de entrada e de saída. A velocidade maior é sempre de entrada (download) e a de saída normalmente é de 10% do valor da outra, então eles tinham uma banda de saída de 20 Mbits/s.

 O tráfego gerado pelos aparelhos celulares saturava toda a banda de saída (upload), tornando o acesso à Internet extremamente lento. Os proprietários passavam o final de semana na casa de praia que não tinha Internet. Eles tiravam bastante fotos e faziam várias filmagens. Por padrão os celulares não sincronizam os dados com a nuvem do google.com.br quando estes estão se utilizando do pacote de dados e só o fazem, quando estão conectados numa rede sem fio. Eles saiam da casa de praia direto para o escritório e quando se conectavam na rede sem fio, os dados começavam a ser sincronizados e saturavam toda a banda da Internet. Lembra que na segunda-feira inicial não houve registros de lentidão? Eles não foram à casa de praia.

 O cliente contratou a execução das ações corretivas em sua rede e não teve mais problemas com isso. Instalamos um firewall em Linux com todas as ferramentas de monitoria e aplicamos uma modelagem (shape) na banda de saída para a Internet, dizendo que todo o tráfego com destino às redes do google.com.br não poderiam usar mais do que 50% da banda disponível. Dessa forma o cliente manteve sua rotina e os dados dos celulares continuaram sincronizando, só que agora, usando a metade da banda e as demais máquinas conseguiam realizar seu trabalho normalmente, com a outra metade.

 Salvamos um emprego, deixamos os clientes felizes e conseguimos implantar boas práticas em TI numa estrutura bastante amadora.

-Use softwares livres e seja um(a) adepto(a) das boas práticas sempre.
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