Visão de Rede

Artigo: Redes com fio ou sem fio? Qual a melhor?

Dantas, Maurício Tourinho
Analista de Sistemas
Consultor Técnico da Viewnet Tecnologia da Informação
Escrito em: Mar/2019 e Revisado em: Out/2022


 Essa é uma pergunta recorrente e acredito que o motivo principal dessa dúvida seria a possibilidade de se livrar dos malvistos cabos. Uma resposta direta é que a rede cabeada não pode ser comparada a uma rede sem fio (Wi-Fi), são tecnologias diferentes, a rede cabeada é muito mais rápida, estável e segura do que uma rede sem fio (Wi-Fi).

 A rede sem fio (Wi-Fi), por outro lado, vem para dar à rede cabeada mobilidade, contudo, a maioria das aplicações cliente servidor e manipulação de arquivos pela rede, podem ter problemas operando com ela. Isso se deve ao fato de que vários são os fatores de interferência nessas redes, que podem inclusive provocar uma indisponibilidade da comunicação, podendo causar perda de dados e / ou arquivos corrompidos.

 Aplicações Web não tem esse problema, seu protocolo foi desenvolvido prevendo algum tipo de perda de comunicação e os dados estão estruturados de tal forma que mesmo com a perda de comunicação eles não são afetados.

 As redes cabeadas são sem dúvidas mais velozes, estáveis e seguras. Ideais para as aplicações "cliente servidor" tradicionais e a manipulação de arquivos pela rede, uma demanda corporativa, sem dúvidas. Atualmente uma rede cabeada pode alcançar 1.000 Mbits/s ou 1 GBits/s, que é uma velocidade extraordinária. Servidores já conseguem alcançar velocidades de 10 Gbits/s entre eles.

 Redes sem fio não conseguem acompanhar essa performance e a depender do equipamento e da quantidade de dispositivos conectados em simultâneo, a performance pode ficar muito ruim. Fabricantes divulgam 300 Mbits/s de banda, mas essa banda é dividida pela quantidade de dispositivos utilizando no mesmo momento. Não é 300 Mbits/s para cada um.

 Os roteadores de rede sem fio podem ser classificados em dois grupos, os domésticos e os corporativos (Veja esse artigo para mais detalhes). Usar numa empresa redes sem fio com dispositivos domésticos é possível, mas pode ser um grande problema se a demanda crescer com o tempo. Dispositivos domésticos foram desenvolvidos para um perfil de uso baixo a moderado.

 Naturalmente os dispositivos domésticos são bem mais baratos do que os profissionais e as empresas andam preferindo usar os domésticos por conta dos custos, mas, saibam que um dispositivo profissional vale cada centavo, porque possuem um hardware superior e podem fazer muitos mais controles do que os domésticos.

 Acreditamos que estas duas tecnologias se completam e não são rivais. Claro que se pudéssemos eliminar tantos cabos das nossas vidas seria uma maravilha, mas não é o caso aqui. Para o trabalho empresarial, use sempre que possível sua rede cabeada. A rede sem fio é para os dispositivos que não possuem qualquer possibilidade de se plugar um cabo de rede, como os celulares / tablets.

 Seguindo os princípios das boas práticas em TI, coloque os cabos de rede na sua empresa, disponibilize também redes sem fio para colaboradores e visitantes, mas em dispositivos separados e que o tráfego gerado pelo visitante não passe pela mesma rede local que sua empresa utiliza para trabalhar (Veja nosso artigo sobre Boas Práticas em TI.).

 Se possível invista num dispositivo de rede sem fio profissional e deixe os domésticos para usar em casa. Um projeto lógico de rede é fundamental para garantir o investimento na medida das suas necessidades. Consulte um profissional que irá analisar suas demandas e te propor um projeto mais adequado ao que precisa.

-Use softwares livres e seja um(a) adepto(a) das boas práticas sempre.
-Estamos disponíveis para dúvidas tanto no WhatsApp quanto no Telegram (71) 98802-3465