Administrar redes de computadores é uma tarefa completa. Cuidamos de todos os elementos que a compõe: servidores (Windows e ou Linux), mantendo-os atualizados e em condições de uso, ativos de rede (roteadores de borda, roteadores sem fio, modens de Internet e switchs) que interligam os servidores, os computadores e a rede local à Internet, criamos e aplicamos políticas de segurança para proteger a rede local de pragas virtuais. mantemos todos esses elementos monitorados por ferramentas de gerência que alarmam em caso de problemas, para que possamos ser proativos.
Diagnóstico de Redes
Diagnósticos de problemas em redes, é uma tarefa que requer levantamento de dados sobre o estado atual da rede, seus elementos e como estão dispostos. Após essa etapa, inserimos servidores Linux especializados em coleta de dados de rede e deixamos eles por alguns dias coletando. Durante essa etapa, vamos analisando os relatórios gerados e confrontando estes dados com os já levantados, dessa forma conseguimos identificar com precisão quais elementos estão causando problemas e por quê.
Essa é uma atividade que leva pelo menos 15 dias. Começa no levantamento de dados, que basicamente é uma conversa com os usuários, a implantação dos nossos equipamentos de controle, a monitoração diária destes equipamentos e ao final, a elaboração de um relatório que proporá as etapas para a solução do problema.
Com base nesse diagnóstico é que as próximas etapas para a resolução do problema serão planejadas. O planejamento dessas ações e sua execução é uma outra atividade, a qual chamamos de ações corretivas e não fazem parte deste trabalho de diagnóstico.
Estas ações podem ser realizadas pela equipe de TI do cliente ou pela nossa equipe sob a supervisão do cliente e essa etapa será precificada com base no relatório gerado no diagnóstico e na definição do escopo da nossa participação.
Implantação de Serviços de Rede
Compreende a instalação, implantação e testes de algum serviço que o cliente precise. Um exemplo bastante comum em redes é a necessidade de implantar um servidor de Active Director (AD). A implantação neste caso compreende o dimensionamento do servidor, a instalação do sistema operacional, Configuração dos demais serviços necessários ao AD e a instalação do Serviço de AD. Com o serviço instalado, é hora de criar todos os usuários, as pastas onde ficarão os dados, definir as políticas de acesso às pastas e finalmente testar.
A implantação compreende todas as etapas anteriores à liberação do servidor para entrar em produção, ou seja, em uso efetivo. Outros serviços seriam: Estação de Gerência com Zabbix / Grafana, Sistema de Gerência de Chamados - GLPI, OCS Inventory, para realizar o inventário das máquinas, servidores e impressoras. Nextclud, para criar sua própria nuvem privada e poder compartilhar arquivos clientes e fornecedores com segurança, Servidor de Backup Linux / Bacula etc.
Desenvolvimento de Intranet em JavaScript, Css, Html, Php ou Django
Uma Intranet é um site web que funciona dentro dos domínios da empresa e que tem o uso restrito aos colaboradores. Diferente de uma Site Web que está disponível para o mundo, uma Intranet tem um conteúdo mais corporativo e restrito.
As ações aqui podem compreender desde a implantação dos servidores Web internos necessários ao funcionamento da Intranet até a criação de todo o sistema de Intranet.
Como é um sistema muito maior do que um site tradicional, o trabalho é dividido em módulos que podem ser contratados em partes ou totalmente e serão desenvolvidos, testados e implantados ao longo do tempo. Todas estas etapas devidamente previstas num acordo comercial.
Desenvolvimento de Sites em JavaScript, Css, Html, Php ou Django
Desenvolvimento e sites com ou sem uso de banco de dados. Desde um site corporativo simples até um mais complexo com ferramentas de edição de conteúdo que possibilitam o próprio usuário ou sua equipe realizarem a manutenção do site sem a necessidade de conhecer programação, apenas alterando o conteúdo do site no banco de dados, através de uma interface de administração.